Neste tutorial veremos como:
- Identificar peça inválida no serviço
- Entender os possíveis motivos para invalidez
Passo 1 - Ao gerar a lista de peças do seu serviço, dependendo da configuração feita, pode ser que haja alguma peça Inválida na lista, peças inválidas ficarão destacadas em vermelho. Não é possível gerar orçamento de serviços com peças inválidas, é necessário remover a peça ou corrigir para poder seguir com o serviço.
Clicando em uma peça inválida aparecerá uma mensagem indicando o motivo da invalidez, com isso, podemos identificar e corrigir o problema para poder prosseguir com o serviço.
Passo 2 - As peças podem ser invalidadas por alguns motivos, em seguida teremos os motivos de invalidez e como corrigir a peça.
1 - Tamanho mínimo para corte
Peça com tamanho menor que o tamanho mínimo para corte configurado na central. Para corrigir essa peça é preciso alterar o tamanho da peça para ficar dentro do tamanho mínimo, nesse caso 60x60.
2 - Tamanho mínimo para aplicação de fita
Peça com medida menor que o tamanho mínimo para aplicação de fita configurado na central. Para corrigir essa peça é preciso alterar a medida para ficar dentro do tamanho mínimo ou remover a fita aplicada na peça.
Essa configuração é separada em duas medidas, tamanho mínimo para lado fitado e tamanho mínimo para lado perpendicular, essas medidas são definidas/impactadas diretamente pela máquina da central de serviços.
Utilizaremos as medidas mínimas como 100mm para lado fitado e 80mm para lado perpendicular para os exemplos.
- 80x80mm
Uma peça com 80x80mm não será possível fitar nenhum dos lados, uma vez que o mínimo para lado fitado é 100mm.
- 100x80mm
Neste caso, é possível fitar apenas os lados maiores da peça, uma vez que eles possuem o tamanho mínimo para lado fitado, mas os lados menores continuam bloqueados para definição de fita.
- 100x100mm
Já em peças 100x100mm ou maiores, é possível fitar todos os lados, uma vez que todos possuem medidas maiores ou iguais ao mínimo para lado fitado
- 100x79mm
Neste caso por uma das medidas ser menor que 80mm, impossibilita a aplicação de fita na peça, mesmo que o lado maior tenha o tamanho mínimo para lado fitado, o lado menor não possui o tamanho mínimo para lado perpendicular, com isso não sendo possível fitar nenhum dos lados da peça.
4 - Tamanho mínimo para usinagem
Peça com medida menor que o tamanho mínimo para usinagem configurado na central. Para corrigir essa peça é preciso alterar a medida para ficar dentro do tamanho mínimo ou remover a usinagem definida na peça.
5 - Tamanho máximo para usinagem
Peça com largura maior que a largura máxima para usinagem. Largura máxima para que a peça possa entrar na máquina e fazer a usinagem completa.
6 - Peça maior que a chapa
Peça com medida maior que o tamanho da chapa. Para corrigir essa peça é preciso alterar a medida para ficar dentro do tamanho da chapa. O tamanho da chapa considerado é o tamanho já contabilizando a limpeza realizada.
7 - Chapa não compatível com fita
Chapa com espessura que não permite aplicação de fita. Chapas de 6mm, por exemplo.
8 - Fita mais estreita que a chapa
Fita com espessura menor que a da chapa definida na peça. Chapa de 25mm com fita de 19mm, por exemplo.